Toxina botulínica (Botox®, Dysport®)

Botox®, Dysport®, Prosigne® e Xeomin® são os nomes comerciais dados à toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa toxina, em pequenas quantidades, é utilizada para fins estéticos a fim de amenizar as marcas do envelhecimento facial. Apesar de ser uma toxina, não causa nenhum dano à saúde e é totalmente eliminada pelo organismo após um determinado período.

A toxina botulínica é aplicada diretamente nos músculos que apresentam rugas. Quando injetada, ela  bloqueia o impulso do nervo da região a ser tratada, provocando um relaxamento muscular. Com isso, as rugas da pele suavizam gradualmente e, em muitos casos, até desaparecem. O efeito da toxina ocorre somente na área próxima à injeção, de modo que os músculos relacionados a outras expressões não são afetados. Em geral, os resultados iniciam entre 2 a 3 dias após o procedimento e se estabelecem entre 10 a 15 dias.

As áreas que mais comumente são tratadas com a toxina botulínica são: as linhas de expressão horizontais na testa, entre as sobrancelhas, os pés de galinha (rugas ao redor dos olhos), as bandas musculares da frente do pescoço e o código de barra (rugas ao redor dos lábios).

Os efeitos normalmente permanecem por 4 a 6 meses e, após isso, a toxina botulínica pode ser reaplicada.

Dra. Gina Matzenbacher – Dermatologista – Copacabana
Dra. Gina Matzenbacher - Dermatologia - Toxina botulínica (Botox®, Dysport®)

Tratamentos Estéticos

Tratamentos Cirúrgicos

Tratamentos Clínicos

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?